Av. Suburbana

AVENIDA SUBURBANA

Olá! O aniversário do Méier se aproxima, e o post de hoje é sobre o Grã-Meyer, a historicamente movimentada Avenida Suburbana.

O nome oficial de Dom Helder Câmara e sua passagem pelo Largo dos Evangélicos já marca uma antiga contenda religiosa. Mas eu cresci ouvindo "Avenida Suburbana" e é difícil desapegar. Provavelmente continuarei a chamando assim até me chamarem. Tbm tentaram fazer dela uma homenagem ao fim do Estado Novo, quando alteraram para "Av. 29 de Outubro". Em 1952 voltou o Velho sem Estado Novo, e novo nome voltou para o velho!

Sua origem remonta alguns caminhos dos jesuítas do Engenho Novo, mas que ainda dependiam bastante dos rios Faria, Timbó, Jacaré e outros para chegar ao litoral de Benfica (foto 1). O movimento era tanto que o vice-rei mandou construir um Fortim (Caetano Madeira, foto 2 ainda existente na rua Luiz Zanchetta) de defesa contra ameaças francesas e espanholas em 1793. A casa da Fazenda Capão do Bispo, um dos destaques de nosso patrimônio suburbano, também faz parte desse conjunto arquitetônico colonial.

Quando se tornou Estrada Real de Santa Cruz até o Palácio de São Cristóvão (foto 3), virou rota de importantes viagens, como a de D. Pedro I às margens do Ipiranga em 1822. Quando foi Imperial assistiu a um gradual crescimento demográfico. Na disputa com os trens da Central, a partir de 1860, perdeu prestígio para os entornos das estações. 🛤 E quem disse foi o morador Lima Barreto

Em 1909, seu episódio mais conhecido: o conflito passional entre o célebre Euclides da Cunha e o algoz Dilermando de Assis, no número 214 (foto 4 e 5). Euclides saltara na Piedade, e carregou seu revólver .22 pela rua Belmira até alcançar a Estrada Real e achar a casa de onde jamais saiu vivo. Hoje é um Guanabara!

Nos anos 20, Augusto Malta fotografou as obras que permitiram que fábricas chegassem às margens da avenida nos 40, e os carros e caminhões cada vez mais presentes a partir dos 60 obrigaram sua duplicação nas décadas seguintes. Na sequência das imagens, vemos a evolução da circulação sobre a Av. Suburbana em diversos trechos, de seu início próximo ao antigo litoral, passando pelo Largo de Pilares e Cascadura. Ainda inseri algumas imagens relacionadas, como a de treinamentos militares no trecho final da antiga Estrada Real de Santa Cruz e a inauguração de uma distinta farmácia, na altura de Abolição.

#EmbaixadaMeyer #MeuPaísMéier #orioquenaovivi #memoriacarioca #meier #suburbana