Rua Pedro de Carvalho

A RUA ADELAIDE QUE VIROU PEDRO DE CARVALHO.

Uma rua larga, tão movimentada quanto arriscada, que liga a Dias da Cruz à Paroquia N. S. da Guia, essa é a Pedro de Carvalho. Só ganhou esse nome em 1915, sendo antes rua Adelaide, que era uma Duque Estrada Meyer. Para conhecê-la, é fundamental o trabalho da historiadora Rachel Gomes de Lima sobre "Senhores e Possuidores de Inhaúma".

Adelaide Meyer nasceu em 1816, sendo a 5ª do casamento de Miguel J. Meyer e Jerônyma Rosa. O primogênito era Augusto, o Camarista Meyer. Era irmã de Joaquim, Frederico e Carolina Meyer, todos tb nomes de ruas, e a Pache de Faria já se chamou "Duque Estrada Meyer". O falecimento do pai em 1833 deu início a repartição de seu patrimônio e terras herdadas com D. Jeronyma entre a fazenda do Engenho de Dentro e os arraiais do Cachamby.

Adelaide e sua irmã Emilia foram agentes muito ativas no comércio envolvendo as novas ruas e seus loteamentos. Em 1858, Adelaide se casa com José Assis Mascarenhas, ex ministro do STJ imperial. Além disso, teve a inauguração da ferrovia (sem estação no Méier ainda) dinamizando a valorização imobiliária na recém-aberta rua Adelaide, que ainda se estendia somente até a Casimiro (Aquidabã). A Bocca do Mato era um lugar aprazível, a Suíça suburbana, como se vê no anúncio (foto 1).

Com a chegada dos bondes no final do séc. XIX, a rua passou a ligar a r. Engenho de Dentro (Dias da Cruz) com a r. do Matheus (Lins), terminando na Paróquia (fts 5-8). Os bares de esquina já eram locais típicos do Rio desde essa época (ft3).

A família Meyer compôs uma elite fundiária, possuíram escravizados, e tiveram boas relações na Corte. Tb garantiram que a estação local em 1889 eternizasse seu nome no distrito

O Cel. Pedro de Carvalho foi intendente do Engenho Novo e Inhaúma por anos, e chegou a presidir o Conselho Municipal enquanto deputado no início do séc. XX. Faleceu em 1913, e homenageado sobre a rua Adelaide em 1915. Aos poucos fomos ganhando intimidade, e o coronel virou só Pedro de Carvalho.

Até a próxima!

#Méier #rioantigo #EmbaixadaMeyer