Corpo de Bombeiros

2° GBM DO MÉIER


Depois de um tempinho afastado para cuidar de outras demandas, estamos de volta.

🦁

Um dos principais pontos de referência do bairro, sobretudo quando o viaduto teve uma de suas subidas em frente ao edifício. As obras iniciaram em 1914, mas a inauguração somente se deu em novembro de 1915. A famosa esquina (foto 1) já foi retratada quando da inauguração da primeira expansão do quartel na Revista Suburbana em 1922 (foto 2). Apesar da eficiência de seus oficiais, nem sempre os hydrantes suburbanos eram tão combativos quanto os bombeiros (foto 6).

🚒

Quando o terreno foi comprado, ainda não havia a rua Santa Fé. A propriedade cheia de pomares pertencia ao médico local e deputado Aristides Caire, e a sede original do Corpo de Bombeiros ainda está lá, com o "1918" de sua reforma inscrito no frontal, entre "CB".

A foto 6 retrata a entrega da bandeira de Tiro de Guerra em 1929 pela Revista Careta. O muro é o da rua Santa Fé, em frente ao Jardim. O prédio já teve detalhes bem mais vermelhos, como se vê no fundo da foto do viaduto, após sua inauguração nos anos 60 (foto 7). Hoje, a pequena torre exibe suas inspirações Art Déco, sendo um bem tombado da cidade, assim como a velha sede de 1918.

Os bombeiros do 2° GBM do Méier chegaram a vencer o prêmio internacional Conrad Dietrich Magirus, que leva o nome do inventor da escada móvel de incêndio e é dado por sua empresa alemã, em função de sua operação de salvamento na queda da passarela da Linha Amarela em 2014. Sua localização compõe os importantes quarteirões de serviços essenciais que fizeram do bairro uma centralidade suburbana desde os seus primeiros anos!

👩‍🚒

#meier #meyer #zn #rio #zonanorte #suburbano #suburbio #riodejaneiro #geografia #historia #bairros #grandemeier #inhauma #pilares #engenhonovo #engenhodedentro #engenhao #todosossantos #cachambi #lins #aguasanta #memoria #fotosantigas #oldpics #historiaurbana #trens #bondes #suburbana #rioantigo #suburbiocarioca