Gafieira Elite do Meyer

GAFIEIRA ELITE DO MEYER


O post de hoje agradece pela colaboração do nosso @leaoetiopedomeier e poderia ter vários títulos, tamanha a quantidade de nomes que passaram pelo mesmo ponto físico que falaremos hoje. De frente para a linha do trem, vizinho ao Jardim, e tendo o viaduto como camarote hoje, o edifício que abriga o fechado Teatro Agildo Ribeiro (foto 4) guarda um capítulo importante na formação da musicalidade que perpassa a história do Méier.

.

Nas primeiras décadas de 1910, quando o futebol suburbano despontava, o local foi uma das sedes do Royal FC (fotos 1 e 2), que jogava no campo do terreno do atual Shopping do Méier. O time depois originou o Metropolitano FC.

.

Em 1931, foi inaugurado o Club dos Democráticos do Meyer, e muitas já eram as apresentações no vasto salão do segundo andar. O grande e alegre movimento das noites contrastavam com muitas das manchetes em páginas policiais sobre navalhadas, brigas, e cenas de ciúmes que envolviam as narrativas que ligavam as múltiplas identidades das "gafieiras" ao locais da "malandragem, perdição e boemia" (chamava assim o Diário de Notícias). Em 1937, o empresário Júlio Simões comprou o edifício e inaugurou o Clube Recreativo Meyer (foto 5), mas que foi chamado popularmente de "Gafieira Elite do Meyer", em referência ao Gafieira Elite original do Campo de Santana, de mesmo proprietário.

.

O "Elite do Meyer" entra na déc. 40 sendo palco de grandes nomes do samba e teto acessível para a cultura popular carioca. O eterno intérprete da Mangueira José Bispo Clementino d. Santos somente virou Jamelão no gafieira do Meyer (foto 6) e sua voz era ouvida desde o jardim. O compositor Geraldo Pereira (foto 7) também era presença constante. Até os anos 60, ainda era símbolo de um Méier que "recebia o Rio" inteiro e o "irmão de Maria Bethânia" esteve ao lado de Paulinho da Viola em um de seus festivais.

.

O Teatro que herdou o salão (foto 10) abriga um Centro Cultural, mas vê-lo hoje favorece a quem guarda amorosas lembranças de suas agitadas noites de dança!


#meier #meyer #zn #rio #zonanorte #suburbano #suburbio #riodejaneiro #geografia #memoria #historiaurbana #trens #bondes #suburbana #rioantigo #suburbiocarioca