Manufatura F.C.

AV. SUBURBANA DAS FÁBRICAS E DO MANUFATURA F.C.

A Av. Suburbana, ligação tão importante entre a zona portuária e os subúrbios, reunia fatores locacionais ótimos para atrair investidores industriais. Até msm a ferrovia tinha uma linha variante (EF Rio do Ouro) que passava perto do atual N. Shopping (Klabin) partindo das oficinas do Engenhão. Hoje a Linha Amarela esconde esse trajeto e suas antigas estações.

As fábricas de tecido Nova América, de pneus Brasil, e a da Gilette (fotos 1, 2, 3 e 4) são alguns exemplos das que eram servidas por essas linhas ferroviárias, principalmente entre Pilares e Triagem. Mas o tema do post de hoje envolve centralmente a Manufatura Nacional de Porcelanas!

A empresa foi criada em 1919, e adquiriu uma área de 5 mil m² na Av. Suburbana em 30. 1 ano depois, foi comprada pela Klabin Irmãos & Cia, que começou a expandir a produção, chegando a ter um espaço de 100 mil m² já nos anos 60. Caulim, feldspato, quartzo e outros minérios eram matérias primas dos 3.200 operários que geravam riqueza através dos azulejos, e estes revolucionavam a construção civil de massas, menos ornamentadas e mais eficientes.

A origem do futebol popular está ligado aos operários, na Inglaterra e no Brasil. E assim nasceu o Manufatura FC , oficialmente em 32. O Estádio Klabin (foto 8), ao lado da fábrica, era sua casa. O sucesso do time no futebol local, sendo bicampeão da Federação Atlética Suburbana já em 41. Com isso, o estádio recebeu melhorias e refletores em 42, recebeu mais jogos e eventos que guardaram memórias em muitos moradores, como aquela tal família Coimbra de Quintino, cujo filho pródigo virou Rei de toda uma nação rubro-negra. No departamento autônomo de futebol, nos anos 50 e 60, foi campeão diversas vezes, com direito a jogos no Maracanã (foto 11 em 67). Rogério Hetmanek, jovem ponta-direita, fez gol contra o Botafogo em 65, e foi contratado no ano seguinte. Só não jogou a Copa de 70 porque se lesionou e foi trocado pelo goleiro Emerson Leão.


Hoje o MNPFC está vivo em seus ex-jogadores que se reunem na Fernão Cardim, 91. A parceira @derivadoslivroserrantes também tem um papel marcante no resgate dessa história. Conheça!


#Méier #Futebol