Maternidade Carmela Dutra (ex-Colégio Sylvio Leite)

COLÉGIO SYLVIO LEITE E MATERNIDADE CARMELA DUTRA

Uma família descendente do Barão de Aiuruoca fundou um curso no início do século XX no Centro do Rio. Do curso, passaram a Externato em 1908. Embuída de valores e tradições tratados como essenciais no padrão educacional da burguesia nacional, buscaram ampliação. Em 1914, o Colégio Sylvio Leite foi aberto na rua Mariz e Barros, Tijuca, e teve como uma de suas alunas a jovem ucraniana radicada no Brasil, Clarice Lispector.

Assim como Lima Barreto, o professor Sylvio Leite era contrário ao Football, e dedicava atenção especial ao Basketball, construindo a 2ª quadra exclusiva ao esporte da América Latina. A primeira havia sido na Associação Cristã de Moços!

Em 1933, a família Leite dá o seu maior passo ao inaugurar um grande complexo no bairro da Boca do Mato (lançamento da pedra fundamental na foto 1), onde Sylvio Leite ja morava desde 1910 em uma grande chácara. Além das conhecidas condições climáticas salubres e quase serranas, o imenso terreno que tinha portão na rua Aquidabã permitia aos alunos uma formação integral dentro de seu internato, com dormitórios, esportes, fazendinha e outras práticas cívicas comuns no período da Era Vargas. Se tornou uma referência em toda a cidade, e seu prédio era visto a larga distância. Porém, os anos trouxeram dificuldades financeiras que obrigou a família a vender os imóveis da Tijuca e, em 1948, o Colégio da Aquidabã para o SESC. Nascia ali a Maternidade Carmela Dutra, homenagem à carola ex-primeira dama, "Dona Santinha", falecida em 1947.

Até hoje vemos o Hospital Maternidade Carmela Dutra funcionar no mesmo endereço do antigo Colégio Sylvio Leite, embora seu edifício já não se destaque tanto em meio à verticalização dos tempos atuais, e as últimas notícias mostrem os problemas estruturais comuns do abandono público da saúde no Rio, como a queda de teto em cima de grávidas no início deste ano.

Sylvio Leite continuou a morar na Rua Aquidabã até falecer em 1968. A Unipli (Universidade Plínio Leite) de hoje também está ligada à essa história familiar que marcou presença no Grande Méier! Até a próxima!!

.

#méier #EmbaixadaMeyer #CarmelaDutra #lins